I. Justificativa do estudo.
II. O homem em seu estado original, Como era esse homem?
1. Depois de fazer o homem. Deus declarou que ele era bom. Indiscutivelmente, era sem pecado.
“E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi tarde e manhã, o dia sexto”. Gn 1.31
2. O amor e o interesse de Deus pelo homem são provados, sem qualquer dúvida, por todas as coisas belas e úteis que Ele preparou para alegria do homem e pelo fato de ter dado domínio sobre a terra. Gn 1.29; 2.18; 2.8; 1.28.
3. Como governador do universo. Deus conservou para Si a autoridade sobre o homem, mas esta autoridade foi para o bem deste (Gn 2.16,17), não era orgulho ou arrogância da parte de Deus, pois que Ele tratou o homem como Seu companheiro. Gn 1.28; 2.19; 3.8
4. As restrições simples que Deus deu eram fáceis de observar. Gn 3.2,3.
5. De nenhuma outra maneira é melhor demonstrada a bondade de Deus, senão pelo modo que Ele tratou nossos primeiros pais antes do pecado:
a. Eles estavam rodeados de beleza, abundância e conforto. Gn 1.27-30.
b. Tinham a companhia de Deus. Gn 3.8.
c. Tinham o senhorio da terra, para desenvolvê-la e usá-la à sua vontade. Gn 1.28a.
d. Só tinha um meio para Deus impedir a penetração do pecado no mundo: tirando-lhes o livre arbítrio. Mas isto seria reduzi-los abaixo dos racionais.
6. Quando o pecado entrou na experiência do homem, seguramente não foi por culpa de Deus. O homem e somente o homem ele foi culpado, especialmente depois de ter se alegrado com tão grandes bênçãos de Deus e por ter sido avisado por Ele do perigo do pecado. Ec 7.29; Pv 16.25.
III. Conceito de pecado?
(George W. Peters, teologia bíblica de missões, CPAD, 2000, Pg 22)
• Conceito bíblico:
1) Errar o alvo: O homem deixa de aceitar a vontade de Deus ao desobedecer à palavra de Deus. Gn 1.16,17; Mt 22.29; Jo 5.39; Dt 30.15, 19; Js 24.14-16.
2) Desvio da verdade: O homem se afasta da palavra de Deus. Sl 14.2,3; Rm 1.21-23,25.
3) Desobediência a Deus: Transgressão contra a lei de Deus. Sl 32.1; Rm 4.6-8; I Tm 2.14; Gn 3.6
4) Perversidade do homem: O homem se tornou perverso em extremo.Gn 6.5, 11,12; Rm 3.9-20
IV. A entrada do pecado na criação?
1. Deus criou todas as coisas boas: Conforme Ele mesmo relata em Gn 1.31. Vemos que toda a criação era realmente isenta do pecado e do mal.
a. A criação do universo. Gn 1.1-10; 14-18;
b. A criação da vida vegetal e animal. Gn 1.11,12; 24,25;
c. A criação dos anjos. Jó 38.7; Jó 1.6; Sl 103.20; Sl 148.2;
d. A criação do homem. Gn 1.26-30; Gn 2.18-25;
e. Tudo que Deus criou foi declarado como bom. Gn 1.31, porém no segundo dia Deus não comentou que era bom, por que? Gn 1.6-8; Gn 6.13,14,17,18; Gn 7.17-23.
1) O universo. Gn 1.10b;
2) A vida animal e vegetal. Gn 1.12b;
3) A criação dos Anjos. Jó 38.7; Ez 28.13-15;
4) O homem. Ec 7.29
2. A desobediência: As criaturas criadas por Deus se rebelaram contra o seu criador, pois preferiram seguir seus próprios caminhos a reconhecerem a Deus como Senhor e Soberano sobre elas. Rm 1.18-21.
a. A rebelião de satanás. Ez 28.13-19; Is 14.12-17; Jd 6; Ap 12.7-9;
b. A desobediência do homem. Gn 3.1-8
V. As conseqüências do pecado para criação?
1. Para os anjos: Foram expulsos do céu e irão para o inferno juntamente com satanás e posteriormente serão lançados pela eternidade no lago de fogo. Jd 6; Is 14.12; Ap 20.10.
2. Para os homens: Perderam a comunhão com Deus e passaram a viver uma vida de pecado, separados do criador e por último serão unidos aos anjos caídos no lago de fogo, todos aqueles que não aceitaram a salvação de Deus em Jesus Cristo.Jo 3.17-21; 36.
3. Para a criação de uma forma geral: Ficou sujeita ao pecado do homem e suas consequências, sendo necessário a sua restauração ao estado original, o quê, também já foi providenciado pela obra de Jesus Cristo. Gn 3.17,18; Gn 65-7; 11-12; 2Pe 3.4-7;10,12,13; Rm 8.18-25; Col 1.20; Ap 21.1,2.; Ef 1.10; 1 Co 5.15 ; 26-28; Ap 21.3-8.
VI. Como Deus enxerga o homem em pecado?
1. O morto espiritual: Um verdadeiro morto vivo para as coisas de Deus. Ef 2.1; Col 2.13; Ef 4.17-19;
2. Um rebelde contra Deus: Vive fazendo aquilo que desagrada ao seu criador. 1Pe 2.7,8; 3.20; Sl 32.1;
3. Injusto e inútil: Não tem nenhum mérito pessoal perante Deus e não serve para as coisas concernentes ao bom propósito à sua vida; Rm 3.10,12 ; Sl 14.2,3;
4. Desviado e imundo: Is 64.6; Sl 14.3a
5. O coração do homem se tornou: Pv 4.23;
a. Endurecido: Mt 13,15;Ef 4.18; Ez 11.19.
b. Enganoso: Pv 12.20; Pv 28,26; Jr 17.9,10.
c. Perverso: Mt 15.18-20.
d. Doente: Is 1.3-6
6. Um pecador obstinado: Rm 7.15-21; Jó 24.13-19;
7. Vive no pecado: Tt 3.11; Rm 13.13;
8. Escravo do pecado: Rm 6.12,14;Rm 7.14, 17, 19, 20,21,23,25; Rm 8.1-9.
9. Pervertido no ser: Ef 4.19; Rm 1.26,27; 2 Tm 3.1-5;
10. Escravo do diabo: I Jo 3.8;1 Tm 5.15;
11. Cego espiritualmente: 2 Co 4.4; At 26.18;
12. Inimigo de Deus: 2 Co 5.18,19; Jó 24.13;
13. Escravo dos prazeres da carne: Ga 5.19-21;
14. Idolatra: Rm 1.22,23,25; Ga 4.8; Jr 2.27,28; Jr 10.3-5;
15. Privado da verdade: 2 Ts 2.7-12;
16. Atraiu para si a ira de Deus: Jo 3.36; Rm 1.18;Rm 2.5; Rm 9.22; Rm 12.19; 1 Ts 5.9;
17. Separado de Deus: Is 67.7; 59.2; Ef 4.18;
18. Separado de Jesus Cristo: Jo 1.11,12; Jo 3.16-21; Jo 5.40; Ef 2.11,12;
19. Sem o Espírito de Deus: Jo 14.17; Rm 8.9;
20. Sem Deus: Ef 2.12; Ef 4.18;
VII. Os homens serão julgados
1. Por Deus: Rm 1.32;
2. Por Jesus Cristo: Jo 3.13-19; Jo 5.26,27; At 10.42;
3. Pelo Espírito Santo: Jo 16.7,8;
4. Pelos Santos (a igreja de Cristo): I Co 6.2-3
VIII. E por fim, serão condenados eternamente.
o Receberam a justa recompensa por seus atos e por terem rejeitado conscientemente o amor de Deus. Mc 16,16; Ap 20.14,15; Ap 21.18; Ap 22.15.
EFERÊNCIAS
• Ferreira de Almeida, João. A Bíblia Sagrada. Versão revisada da tradução de acordo com os melhores textos em grego e hebraico, Ed HAGNOS/JUERP, 1ª edição, São Paulo, agosto de 2002.
• Irvin Overholtzer, Jessé. A doutrina da redenção, E.d APEC, 12ª edição, São Paulo, março de 2005.
• Peter, George W. Teologia bíblica de missões, Ed. CPAD, 2ª edição, Rio de Janeiro, 2000.
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